Tricô – Como fazer e Tendências

O tricô é uma atividade simples que pode ser feita por qualquer um, mesmo por aqueles que nunca tricotaram nada. A técnica de entrelaçamento de linhas com agulhas surgiu lá no Egito, e essa arte sobreviveu através dos séculos chegando até os dias atuais. É responsável por nos fornecer aquelas peças de roupas confortáveis que nos aquecem durante o inverno.

Os pontos do tricô podem ser feitos com uma ou duas agulhas (específicas para tricotar) e juntos formam um tecido que pode dar formas à várias peças, como tocas, suéteres, cachecóis e até peças mais leves como blusinhas, tops, além de acessórios como bolsas e luvas.

Como fazer tricô?

Os materiais necessários para se começar a tricotar são bem simples: agulha e linha.  O tipo de fio (linha) escolhido vai depender do tipo de peça que você quer produzir. Recomendamos investir em lãs mais baratas e claras no início. Afinal, são seus primeiros pontos, erros serão inevitáveis. Os fios claros deixam as falhas mais perceptíveis, assim você pode ver como está o seu desempenho e melhorar a sua técnica.

Tricô

As agulhas podem ser de madeira, alumínio ou plástico. As de alumínio e plástico são as mais comumente usadas por serem mais baratas, você pode encontrar esses materiais em lojas de artigos para costura.

Se preferir também, o tricô poder ser feito através de máquinas específicas para isso, as máquinas de tricô. Porém, o investimento é bem maior, já que essas máquinas são um pouco caras.  Então, se você está começando a tricotar e não tem um grande orçamento, as lãs e a agulhas de alumínio são os materiais ideais para você.

A laçada inicial

Se você já viu alguém tricotando deve ter pensado: como é que se faz isso? A primeira vista os movimentos feitos por quem maneja as agulhas com a linha parecem muito difíceis de serem aprendidos. Mas fique tranquila, não é impossível. O vídeo abaixo, do canal Aprendendo Tricô, mostra qual é o primeiro passo para se tricotar, mais conhecido como a laçada inicial. Confira:

Aprendeu a laçada inicial? Hora de aprender os pontos! O vídeo abaixo ensina passo a passo como fazer o ponto básico do tricô. Repare que existem vários tipos de pontos que podem ser feitos na hora de tricotar, sendo que o mais comum deles é o ponto de tricô.

Existem outros tutoriais em vídeos que mostram outros tipos de pontos passo a passo. Mas você também pode optar por curso de tricô na sua cidade, ou melhor, por cursos online oferecidos por sites como o Aprendendo Tricô ou o Aulinhas de Tricô da Regina.

Além de ser uma atividade relaxante, o tricô pode ser feito em casa por qualquer um. E o melhor de tudo, você pode tricotar peças de roupas para vender.

Agora no inverno as peças que podem ser produzidas são cachecóis, tocas, suéteres, luvas, bolerinhos, polainas, cachecóis femininos e masculinos, gorros, bolsas e até mesmo meias.

Gostou? Então dê uma conferida nos videos abaixo que ensinam a tecer peças específicas:

 

 

 

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *