Como fazer o ponto cruz – Veja aqui

O trabalho artesanal é muito interessante, além de ser bonito traz inúmeros benefícios e é uma ótima forma de passar o tempo. Se você gosta de trabalhos artesanais, quer aprender e começar a fazer até mesmo para ter uma renda extra, vem aprender um pouco sobre o ponto cruz, veja se tem dificuldades e como fazer.

O ponto cruz é um tipo de bordado, é feito a mão e cria desenhos e figuras em um tecido. Para fazer o ponto cruz é necessário ter algumas ferramentas como agulha e fios que podem ser de seda, lã, algodão e outros.

ponto-cruz

Para fazer o ponto cruz também é necessário um tecido diferente, ele precisa ter buracos, é um tecido tela aida, pode ser encontrado pelos nomes: etamine, quadrilé e talagarça. É muito fácil encontrar essas telas, algumas toalhas e panos de prato já vem com esse tipo de tecido para ser feito o ponto cruz.

Para bordar também é necessário ter uma agulha especial, essa agulha não tem ponta fina, ela é arredondada para não machucar os dedos. O buraco para colocar a linha também é muito maior.

Além da agulha também será necessário ter duas tesouras, uma deve ser pequena e bem afiada para cortar as linhas do bordado, um modelo muito usado é a tesoura cegonha. A outra tesoura deve ser maior para cortar os tecidos que vai bordar.

Por fim você vai precisar de modelos para criar o bordado, nesse caso é interessante encontrar gráficos na internet ou em revistas. Os gráficos vão ajudar a bordar da maneira correta e como fazer.

Não existe muita dificuldade em fazer o ponto cruz, assim que você aprender o básico já vai poder fazer qualquer tipo de desenho. É importante que você aprenda como entender os gráficos, sabendo fazer isso não terá dificuldade nenhuma em fazer um bordado diferente.

Como fazer ponto cruz simples

Vamos mostrar aqui um passo a passo bem simples, que será para você que está iniciando. O ponto cruz é um tipo de bordado bem simples que não requer muito conhecimento. É claro que existem os bordados mais complicados, mas com o tempo você vai conseguir entender e aprender as técnicas.

ponto-cruz-1

Como fazer o ponto cruz? Você vai precisar contar os pontos e olhar o gráfico, basicamente isso.

Você deve começar com um bordado mais simples, por isso escolha algo fácil como um coração ou uma letra simples sem nenhum desenho. Assim que escolher o desenho siga nosso passa a passo:

1 – Passe a agulha pelo primeiro espaço do tecido de trás para a frente, você deve fazer os pontos sempre no mesmo sentido, se escolher começar pelo sentido ‘////’ continue com ele;

2 – Em seguida passe a linha no sentido diagonal e puxe a agulha, passando-a pelo laço feito anteriormente. Essa é uma amarração que vai segurar a linha para que você continue bordando;

3 – Comece a seguir o gráfico fazendo os pontos como indicado, não tem erro, se você já borda será mais fácil ainda. Use a letra ‘x’ como referência, dando os pontos do meio para fora até completar o desenho;

4 – Ao final amarre a linha embaixo do último ponto cruz, fazendo um nó.

Veja o vídeo abaixo para ter mais noção sobre como iniciar esse processo.

Ponto cruz é uma técnica bem interessante e você não terá dificuldade em aprender. Se tiver alguma dúvida ou sugestão não deixe de comentar. Veja mais vídeos na internet também, vai te ajudar bastante nesse início.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *