Palestras que Fazem a Diferença na SIPAT

A SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes, é uma das ações que mais dão resultados dentro das empresas. Essa semana interna foi criada com o intuito de diminuir a incidência de acidentes de trabalho, sejam eles leves ou graves, e doenças ocupacionais, que os trabalhadores contraem com a má postura e movimentos repetidos em sua profissão.

A SIPAT deve ser realizada durante uma semana inteira, uma vez ao ano e deve reunir atividades de conscientização dos trabalhadores, já que eles têm papel fundamental na segurança do ambiente de trabalho.

Uma SIPAT precisa contar com todos os profissionais da empresa, inclusive com a diretoria, pois ela precisa ser um exemplo na participação das atividades e ficar por dentro de tudo que seus empregados precisam. Uma SIPAT completa é composta por: palestras, jogos, sorteios de brindes, dinâmicas e outras atividades que têm como principal objetivo diminuir ou até acabar com os acidentes de trabalho e doenças ocupacionais da empresa.

A importância das palestras nas empresas

As palestras têm grande importância em uma SIPAT, pois elas levam para os trabalhadores, diferentes informações essenciais para um trabalho seguro e produtivo. Geralmente as palestras que fazem parte da SIPAT, trazem um ou mais profissionais para falarem sobre segurança do trabalho, mas esse meio se tornou um pouco cansativo, por isso foram criadas palestras diferentes e que realmente fazem a diferença.

Atrações diferenciadas na semana da SIPAT

Sipat Segurança

Teatro – As palestras teatralizadas são muito eficazes, porque trazem humor e conscientizam os trabalhadores de forma leve, criativa e com diversão. Muitas empresas oferecem esse serviço para as empresas interessadas em adicionar as palestras com teatro em sua SIPAT. Nessas palestras são falados variados assuntos relacionados à segurança do trabalho, como o uso correto de EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais), uso de equipamentos coletivos, como prevenir acidentes de trabalho, postura correta para diminuir a possibilidade de doenças ocupacionais, dicas sobre saúde e qualidade de vida e outras informações para o dia a dia.

Interativa – As palestras interativas conseguem grandes resultados em uma SIPAT, pois nelas os trabalhadores podem conversar com o palestrante, dando opiniões e tirando dúvidas sobre temas específicos. Uma palestra interativa é eficaz porque o trabalhador se sente importante falando cara a cara com o palestrante.

Show de humor – Algumas empresas trabalham fornecendo atores e humoristas para comandarem palestras da SIPAT, que falam de diferentes assuntos, como qualidade de vida, os direitos do trabalhador, doenças sexualmente transmissíveis, as consequências de beber, fumar e usar outras drogas no trabalho e outros. Assim como o teatro, essas palestras tratam de assuntos sérios, mas com muito bom humor e interação com os participantes.

Música – Outra boa forma de conscientizar os trabalhadores a respeito dos riscos de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais é realizando uma palestra musical. As músicas que fazem parte de uma palestra da SIPAT são cantadas por profissionais, mas um jeito diferente é fazer uma dinâmica, onde cada grupo de trabalhadores tenha que cantar uma canção que fale algo sobre a segurança do trabalho.

Portanto a semana da SIPAT nas empresas pode contar com os mais diversos meios para conscientizar os trabalhadores de todas as formas para prevenir os acidentes de trabalho e as doenças provenientes da profissão. Para que este evento seja um sucesso é necessário a participação de toda a empresa para que todas as orientações sejam absorvidas e praticadas no dia a dia de trabalho.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *