Decoração de Festa – Guia Completo

A decoração é a alma de toda festa, é ela que vai determinar que tipo de festa é, o tema e atividades que poderão ser feitas. Os itens certos conseguem transformar por completo uma ambiente num pequeno mundo, perfeito para a ocasião. É por isso que quando você vai montar uma festa a primeira coisa a se pensar é o tema e estilo. Atualmente, o mercado de decoração de festas ou produção de eventos cresceu muito, mas é para a maioria das pessoas inacessível.

Festas de porte médio ou pequeno e até as grandes produções como em casamentos podem ser pensadas sozinhas ou com ajuda de amigos e familiares. A verdade é que a melhor parte da festa é justamente a organização e decoração, ao mesmo esse é o relato de muitas mães e noivas.

Quando você monta sua própria festa tem o orgulho de todos os detalhes porque dá valor a cada esforço e tempo gasto para a produção do evento. O segredo mais valioso para quem vai fazer uma festa sozinha é dar valor aos detalhes, um cálculo de quantidade de comida errado ou escolha da cor pode ser o suficiente para tornar a sua festa de um nível boa para razoável.

Para te ajudar a organizar da melhor forma possível é que elaboramos um guia completo sobre decoração de festas com todos os mimos e detalhes que não podem faltar em qualquer tipo de ocasião.Assim, você tem uma orientação fácil, sem precisar se preocupar em estar esquecendo de alguma coisa.

Itens que não podem faltar numa decoração

Os itens a serem escolhidos para a decoração de uma festa precisam ser escolhidos à critério. A ideia de uma decoração é dar vida e magia a um ambiente. Assim como a produção cenográfica de um filme pretende fazer o espectador crer que aquilo é verdadeiro e o introduzir naquela história, faz parte da decoração das festas colocar os convidados dentro daquela realidade.

Ou seja, se quer fazer um modelo de festa junina é necessário que a decoração esteja reproduzindo cenas do nordeste, sertão, um mundo interiorano. Não teria nada a ver um globo ou  comidas modernas sendo servidas nesse momento, pois quebraria aquela fantasia.

Passo a passo de como escolher a decoração de festa

1) Defina um tema/ocasião: A primeira coisa a se fazer é definir o tema ou a ocasião.  Uma festa até pode não ter um tema específico como é o caso de festas infantis ou adultas, mas é preciso definir uma ocasião. Se um adulto vai fazer uma festa de aniversário é normal que não tenha um tema, mas é preciso saber o tamanho da festa: se é só para amigos ou uma festa grande, se será de dia ou de noite, para dançar ou mais para um jantar. Isso vai depender completamente do organizador da festa.

2) Pense nas combinações: Se você definiu que a festa terá um tema essa é a hora de soltar a imaginação e fazer uma lista do que seria legal que tivesse. Por exemplo numa festa junina é possível pensar desde músicas do interior até colocar um touro elétrico. Depois de a lista completa risque tudo aquilo que

  • não cabe no espaço
  • não cabe no orçamento
  • não tem sentido
  • é exagero
  • desagrade grande número dos convidados

Se a festa não for temática as regras são as mesas.

3) Quantidade de convidados: faça uma lista de quantas pessoas pretende chamar e confira se festa que pensou está de acordo com os seus preparos

4) Tenha um lugar onde fazer: Se você já tem um local para produzir a sua festa se certifique de ele está de acordo para receber a quantidade de convidados. Se a festa tiver espaço para dançar será obrigatório um espaço vazio, por exemplo.

5) Pense nas adaptações necessárias do local: Imagine se o espaço acomodará bem a quantidade de convidados e confira se os itens que você listou para ter na festa caberão no local

6) Confira quantos dos itens você pode fazer por conta própria: muitas dos itens você pode improvisar sozinho e não vai te exigir muito tempo. É  a parte do artesanato. Com criatividade e incentivo de alguns tutoriais você pode aprender a fazer bancos, suportes, globos e a decoração completa sem precisar comprar pronto ou somente adquirindo os materiais em casas de festa – que costumam ser baratos –

7) Quantidade de comida: a quantidade de comida precisa suprir e até sobrar um pouquinho. Ela também faz parte da decoração, principalmente no caso de festas infantis. Na verdade a comida é uma arte e chama muita a atenção numa festa, por isso é importante que além de boa ela seja muito atrativa.

Feito o check list completo é hora de colocar a mão na massa. Para pensar na decoração de fato : os artigos que serão feitos, cores e materiais a serem usados entre outros detalhes a melhor sugestão é ver muitos exemplos. Assim você pode copiar aquilo que achou legal. Aqui você vai encontrar as melhores dicas de decoração para todo o tipo de festa.

Decoração de festa infantil

A decoração de uma festa infantil depende muito da temática e é lógico que esta escolha é de total opção do seu filho ou filha. A imaginação das crianças vai ser a sua principal inspiração para a festa, pergunte-o o que ele gostaria que tivesse desde as comidas até os brinquedos e avalie o que é possível fazer de acordo com o espaço e orçamento.

Quando a criança participa da produção da decoração da festa ele também exercita a sua criatividade, habilidades manuais e também contribui para que o aniversário seja ainda mais divertido.

Confira a lista completa de itens que não podem faltar na festa infantil e sugestões super criativas de como colocar a decoração em cada um deles

Convite 

O convite vai dizer aos convidados sobre o que é a temática do aniversário e também os ajuda a prepará-los para ir até a festa.

Balões 

Os balões coloridos são característica dos aniversários infantis

Músicas 

Musicas que as crianças gostam não podem faltar, elas animam a brincadeira das crianças e a fazer se divertir muito mais.

Docinhos 

Os docinhos também são um artigo que não pode faltar de maneira alguma nos aniversários infantis, principalmente o brigadeiro. Os docinhos podem ser arrumados de forma que faça um desenho ou podem simplesmente ter um formato diferente, é preciso abusar da imaginação.

Bolo 

O bolo nem sempre precisa ser temático para uma festa de aniversário infantil. Afinal, eles podem ser mais bonitos do que propriamente gostosos. As vezes somente um elemento o faz mais encantador e não tira o sabor de um dos momentos principais da festa: a hora de cantar parabéns e cortar o bolo.

De acordo com as tradições esse momento de comemoração serve para celebrar a vida da pessoa, fazer orações com boas vibrações e pedidos para o próximo ano da vida. É um momento de gratidão e felicidade, por isso a importância do momento, que hoje, mesmo depois de muito tempo, ainda resgata muito dessa ideia de gratificação.

Decoração na mesa principal 

A mesa principal onde fica o bolo, doces entre outras comidas precisa ser encantadora. Ela é a principal parte da decoração da festa  infantil. Por isso é preciso inovar e abusar da criatividade em algumas é colocado personagens sobre a mesa, em outras o que mais chama a atenção são as comidas decoradas e a mesa fica somente coberta com um tecido TNT ou toalhas de mesa com cores solidas que combinem com o tema da festa.

Fachada temática

A fachada temática é aquela que fica atrás da mesa, geralmente ela é uma plotagem, banner sobre a temática escolhida é como se fosse o cenário principal da festa, criando a profundidade necessária para que o ambiente seja o mais parecido possível com o ambiente mágico que a criança quer vivenciar naquele momento.

Em outras ocasiões, principalmente para decoração de aniversario de crianças mais crescidas entre os 8aos 13 ou 14 anos é possível deixar um quadro ou espaço atrás da mesa decorada para que os convidados escrevam mensagens de parabéns.

Bebidas de adultos

É preciso pensar nos adultos da festa, os pais das crianças geralmente gostam de ter uma bebida alternativa como cerveja, por exemplo. Isso vai depender do perfil de seus convidados. Se você não chamar uma pessoa para servir e auxiliar os convidados tenha em mente que essa pessoa será você.

Brincadeiras

Programe algumas atividades para divertir as crianças, colocar uma sessão de fantasias, cama elástica, escorregadores infláveis, piscina de bolinhas, palhaços ou teatro de fantoches são boas opções para divertir as crianças.

Lembrancinhas

Lembre-se de ser bem criativo e dar algum artigo que lembre ou o aniversariante ou a temática da festa. Vale desde doces, pequenos brinquedos, chaveiros, figurinhas, caderninhos, fotos entre outras muitas opções que só vão depender da sua criatividade.

Decoração de festa de 15 anos

Tem dois tipos de festa de 15 anos as mais tradicionais em que a aniversariante é apresentada como  uma debutante e as que são mais descontraídas. Isso será determinante para escolher a decoração correta. A festa de debutante precisa ser mais chique e menos descontraída, afinal, a lista de coisas a fazer é maior. Por outro lado, a festa  de 15 anos mais solta permite abusar mais de artigos criativos.

O  que não pode faltar na festa de 15 anos

Doces elaborados

A festa de 15 anos é uma ocasião mais chique por isso é possível encomendar doces mais requintados como por exemplo os brigadeiros gourmet. Dependendo da quantidade a ser feito é possivel fazê-los em casa, no entanto, é sempre preciso ter ideia se vai conseguir vencer a produção. Bomboms, olho de sogras , bem casados entre outras opções são muito bem vindas.

Areas separadas

É preciso ter ideia de que nessa idade a menina tem a vida muito separada entre familia e amigos por tanto nada mais justo do que os reunir esses dois grupos em areas diferentes, assim é bem mais provavel que a aniversariante se sinta confortável

Livro de assinaturas

Lembrar da festa é excelente por isso o livro de assinaturas existe, lá os convidados podem deixar recados e que depois serão ótimos para reavivar a lembrança desse dia especial

Cabine fotográfica

outra oportunidade de reunir memórias da festa é com as novas cabines fotográficas, os convidados poderão tirar fotos legais e depois juntar todas essas fotos que são impressas na própria hora. Pense em contratar uma dessas cabines, vale a pena o custo do aluguel.

cabine-fotografica

Acessórios de pista

No momento de dança os artigos de pista como óculos, colares, plumas lembram os “festerês” da década de 1980, deixa o pessoal mais solto e pronto para se soltar na pista.

acessorios-pista2

acessorios-pista

Iluminação especial

Nada melhor do que uma pista com tom de balada, não economize nos diferentes tipos de luzes: um globo, luzes roxas, vermelhas que piscam entre outras vão deixar o ambiente da festa muito mais próximo de uma verdadeira balada.

Mesas decoradas

Trate de deixar a mesa dos convidados bem atrativas, deve ter uma louça bonita e fina para combinar com a ocasião mais formal.

Flores

As flores são ótimas para dar outro tom ao ambiente, pode colocar um pequeno bouquet na mesa de cada convidado e alguns na mesa principal em que ficarão a comida ou, no mínimo, os doces.

Bolo requintado

O bolo de festa de quinze anos não é mais temático, afinal, é quando a menina está sendo apresentada ao mundo adulto. Bolos brancos ou de chocolate mais chiques funcionam muito bem.

Brinque com as cores da festa

Se a menina for vestir um vestido roxo trate de se preparar para fazer uma composição bonita. Tudo o que não tem de temático é possível investir na cor. Lilás com preto e prata seria uma boa combinação, por exemplo, ele pode estar presente nas flores, toalha de mesa, iluminação e louça. Isso será o suficiente para manter o ambiente confortável e simpático.

decoracao15anos4
decoracao-casamento

Decoração para festa de aniversário de adulto

As festas adultas também podem ser temáticas, principalmente para aqueles que estão fazendo entre 23 a 35 anos. Algumas das opções de temas para festa adulta são

-Haloween
– Festa a fantasia
– Festa rock n roll
– Festa no boteco
– Festa Country
– Festa retrô
– Mexicana
– Hawaii
– Discoteca
-Baile de máscaras

A festa de adultos aposta muito em duas atrações principais: bebida e comida com dança, por tanto a decoração principal deve estar na pista de dança e na mesa de bar, é de se levar em conta a contratação de um bar-man, dependendo da quantidade de convidados (é claro).

O que não pode faltar na festa de aniversário adulto

Decoração na pista de dança é o ideal para criar um clima divertido

Docinhos

Faça docinhos diferentes, brigadeiros gourmet entre outros estão super na moda e proporcionam uma experiência diferente e que ao mesmo tempo fica mais requintada e menos infantil

doces-festa-adulta
doces-festa-adulta2

 

Decoração com velas

Se tiver dança é preciso que o ambiente esteja bem escuro por isso é de se pensar em colocar velas sobre as mesas, principalmente em temas temáticos como haloween, festa a fantasia ou de máscaras.

Música

Aniversário de gente grande tem que ser muito rico em música. Se você tem dificuldade em criar um playlist que agrade a todos use a sua conta do Spotify para abir uma playlist compartilhada e chame alguns dos seus amigos para te ajuda para fazer a seleção, depois você só checa para ver se não tem algo muito absurdo. Lembre-se de colocar várias opções, assim não corre o risco de repetir as músicas.

pista-festa-adulta
lembrancinha-aniversario-adulto

 

Decoração para festa de casamento

A festa de casamento é um momento inesquecível e que precisa ser completamente caprichado. Para as grandes produções é de se pensar em apostar na contratação de pessoas especializadas, tem organizações de festa que cuidam de tudo para você. Assim, não é preciso pensar na quantidade, no entanto isso custa caro.

Para as festas simples é possível organizar tudo sozinha, mas lembre-se que a preparação precisa começar com bastante tempo de antecedência para ter tempo de lembrar de cada detalhe e encomendar tudo o que for necessário.

Conheça os itens que não podem faltar na decoração de uma festa de casamento

Convites

Os convites podem ser desde os simples até os mais rebuscados. Se você tem uma letra bonita basta comprar nas casas de festa os cartões e canetas especiais. Um cartão branco cintilado com uma fita na frente ficará lindo  e simples, por exemplo.

Docinhos

Os docinhos tem que ser requintados: brigadeiros gourmet, bem casados, olho de sogra são algumas das opções que dá pra fazer sozinha em casa desde que tenha alguem pra te ajudar na quantidade. Se como noiva queira se abster de tantas coisas pra fazer faça uma encomenda. Cupkaes são muito bem vindos.

Flores

As flores dão encanto ao ambiente e muito romantismo, lembram de paixão. Escolha a que a noiva gostar mais ou o noivo. Elas devem estar presentes na mesa principal e nas dos demais convidados

Iluminação

Velas cabem bem nas mesas, dão um ar de romantismo e na pista de dança luzes que piscam e de diferentes cores podem animar as pessoas

Bolo de casamento

é uma verdadeira atração o momento de cortar o bolo. Ele precisa servir bem a quantidade de convidados e geralmente é branco. Não se esqueça dos tradicionais noivos em cima do bolo para decorar. Tem alguns bastante criativos

Panos no teto

Criam um ambiente mais elegante, as luzes iluminadas também pode dar a impressão de que tem nuvens.

Lembrancinhas

As lembrancinhas servem tanto para os próprios lembrarem desse momento especial de suas vidas quanto também para que os convidados carreguem um pouquinho desse dia para suas respectivas casas e também possam celebrar o amor  e união do casal.

Tapete no altar

Se tiver uma cerimonia no mesmo local da festa é ideial que tenha um tapete para  que a noiva passe, destaca o momento

A mesa dos noivos

A mesa dos noivos pode ser bem criativa, as cadeiras podem estar nomeadas ou com objetos que lembrem a trajetória dos dois. Isso tudo vai depender da criatividade do casal.

Decoração para festa junina

A festa junina tem claramente o objetivo de dar um tom nordestino ou interiorano. Tem muitas coisas que não podem faltar, mas é claro que tudo vai depender se a festa é mais cheia ou simples.

A decoração de uma festa simples vai precisar de:

Comidas típicas

Pé de moleque, paçoca, maça-do amor, pipoca, quentão, pinhão, torrões são algumas das comidas que não podem faltar. Elas servirão para enfeitar o local

festa-junina-comidas

Fantasia

A fantasia dos convidados é o que mais chama a atenção. Por isso é sempre bom deixar explicito que é a fantasia, as calças xadrez, vestidos com barra, chiquinhas e tranças no cabelo, bochechas pintadas entre outros estereotipos são bem vindos.

Palha e mato

Festa com palha e mato e, talvez, até imagens de animais coladas nas paredes criarão um cenário mais propício a festa junina

Pista de dança

A pista de dança pode ser simples, coberta por palha e a múscia tem que ter a ver com a temática, é claro.

festa-junina2

Brincadeiras

O bingo pode ser uma ótima opção, mas tem outras opções muito divertidas elas servem para animar a festa e os convidados. Para dar atração a elas crie um ambiente ou momento somente para as brincadeiras.

Bandeirinhas

Você não pode se esquecer das bandeirinhas coloridas! Elas são o que caracteriza a festa junina você pode fazê-las com papel crepom comprado em casas de festa e, na falta de escolha, com jornal ou revista.

Para todas as opções de festas fica  a dica de quais materiais você pode encontrar para vender em casas de festas

  • talheres e pratos de plástico
  • guardanapos decorados
  • TNT
  • Isopor
  • Convites pronto
  • Bexigas
  • Balões
  • Fitas para embalar as lembrancinhas
  • Velas para coloca no bolo
  • Recipientes para flores

Se você precisar de estoque de doces para festas a fantasia ou para infantis vá em distribuidoras de doces e no caso de bebidas alcoólicas para aniversários de adultos procure as distribuidoras de bebidas. Esses locais te garantirão um preço mais acessível devido a a quantidade da compra.

Tenha sempre em mente que a decoração de uma festa vai depender do seu gosto, estilo e criatividade. Não basta somente copiar as coisas que achou, mas abusar da imaginação para que ela seja épica, surpreenda a você mesmo e os convidados. A festa é uma celebração da vida, nada melhor do que se dedicar para que esses momentos tornem-se inesquecíveis.