Cupcake – Receita Original

Os famosos bolinhos cobertos artisticamente com cobertura cremosa tiveram origem ainda no século XIX, porém historiadores divergem quanto ao ano exato.

O nome cupcake vem da língua inglesa, sendo “cup” – copo ou xícara, e “cake” bolo. Não se sabe ao certo se eles foram batizados dessa forma porque era usada uma mesma medida para todos os ingredientes ou se os bolinhos eram feitos diretamente na xícara.

O fato é que, como a receita era muito simples e rápida, o doce ganhou fama rapidamente, revolucionando a maneira de cozinhar bolos na época. Bolos grandes demoravam muito mais tempo para ficarem prontos e no mesmo período em que se assava apenas um bolo, poderiam ser feitos vários cupackes.

Cupcake

A receita original do cupcake

Muito prático, o cupcake também era conhecido como “number cake”: sua receita original era fácil de ser lembrada: uma xícara de manteiga, duas xícaras de açúcar, três colheres de farinha de trigo, quatro ovos e uma xícara de leite.

De lá para cá, as receitas foram se aperfeiçoando e hoje em dia existem várias maneiras de se produzir um cupcake e também de decorá-lo.

cupcake1

Com uma pitada gourmet e com a adoção do prato por chefes e confeiteiros famosos ao redor do mundo, o pequeno bolinho ganhou fama de “sobremesa chique” e alguns chegam a custar uma pequena fortuna, porque são produzidos por empresas que usam ingredientes especiais.

Hoje em dia é comum usar os cupcakes em festas de aniversário, casamento, reuniões escolares e outros eventos.

Como fazer cupcake: Receitas

A massa básica para cupacke leva os seguintes ingredientes:

– 3 ovos

– 1 xícara de chá de açúcar

– ½ xícara de leite

– ½ xícara de margarina

– 1 xícara de farinha de trigo

– 1 colher de sobremesa de fermento em pó

– 1 colher de chá de aroma de baunilha

Cupcake-íconeSepare, de antemão as forminhas que irá usar para acomodar os bolinhos. Como são próprias para isso não é preciso untar. No entanto, quando colocar a massa, lembre-se de deixar um dedo de distância até a borda. Com relação à massa, faça assim:

  1. Bata as claras em neve e reserve.
  2. Misture o açúcar e as gemas e então adicione também a margarina. Misture bem.
  3. Misture então o leite, o aroma de baunilha e a farinha de trigo.
  4. Incorpore então essa massa às claras batidas. Faça isso com delicadeza para a massa ficar fofinha.
  5. Preencha as forminhas e deixe assar por aproximadamente 25 minutos.

Quando o bolinho esfriar, confeite com a cobertura que desejar. A clássica utiliza chantilly colorido, mas você pode incrementar com o que quiser. Há coberturas de brigadeiro, chocolate branco, queijo e goiabada (Romeu e Julieta), cerejas, doce de leite, entre outras, basta usar a imaginação!

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *