Como Fazer Um Festa Julina em Casa – Confira!

Julho ainda não acabou e se você não teve a oportunidade de se vestir a caráter, comer comidas típicas e dançar uma quadrilha  não fique triste, pois esse texto vai te dar dicas para  fazer uma festa julina em casa, com amigos e parentes e o melhor: gastando pouco.

Decorando a festa

A decoração da sua festa julina pode ser feita por você mesma, e com objetos que você pode ter em casa ou de baixo custo: folha sulfite, cartolina ou papel de seda colorido, tesoura, barbante e cola. Com esses materiais você pode confeccionar as bandeirinhas que vão decorar a festa.

As bandeirinhas também pode ser feitas de  revistas e jornais velhos, caso você queira economizar. Com esses materiais você também pode fazer balões que podem deixar a decoração da sua festa mais caprichada.

Sabe como fazer um balão de papel? É bem simples, confira a imagem abaixo:

 

Como-Fazer-Um-Balão-Festa-Julina

Com esses dois itens, bandeirinhas e balões, a decoração da sua festa está completa.

Lembre-se que a decoração da sua festa deve ser feita de acordo com o espaço disponível. Caso o espaço seja pequeno, vale apostar numa decoração mais simples e menos volumosa. Afastar os móveis e deixar as comidas e bebidas em um só local, como uma mesa ou balcão, podem ajudar num melhor aproveitamento do espaço também.

Lembrando que a mesa de comidas também pode ser decorada. Aqui você pode utilizar toalhas xadrez para cobrir a mesa,  chapéus de palha  como bandejas para comidas que podem ir em potinhos ou saquinhos.

 

Decoração-De-Festa-Julina

 

Comidas típicas

Já que falamos de comidas, para a festa julina ficar ainda melhor, o cardápio precisa ser bem característico, então aposte em pratos como: milho cozido, pamonha, tortas salgadas, canjica, arroz doce, pé-de-moleque, paçoca, cocada, bolo de fubá, bolo de milho, pipoca salgada e doce.

Decoração-De-Festa-Julina-1

As bebidas podem incluir quentão e vinho quente para os adultos, sucos e refrigerantes para as crianças.

A quantidade de comida e bebida deve ser calculada de acordo com o número de convidados da festa. Você também pode pedir para que cada convidado leve um prato ou bebida, assim você pode economizar, ter menos trabalho com os preparativos e se preocupar com outras coisas como: o traje característico.

Caipira ou não?

Não há uma regra, mas quando se trata de festa junina/julina uma coisa é clara: o traje é caipira. Para as moças: vestidos de caipirinha, chapéus de palha, fitas coloridas, tranças ou maria chiquinhas. Quem não gostar de vestidos pode ir seguir um estilo mais cowgirl, com jeans, camisas xadrez,  bota e chapéu.

 

Roupas-De-Festa-JulinaPara os homens a regra é a mesma: camisas xadrez,  jeans, botas, chapéu de palha e muitos remendos. Sem esquecer dos tradicionais bigodes e barbas feitas com lápis de olho para finalizar a caracterização.

Se a festa for ter uma quadrilha não se esqueça dos noivos!

Músicas e Brincadeiras

As músicas que vão tocar durante a festa tem que ser animadas, então monte uma playlist com bastante forró, sertanejo de raiz e músicas para quadrilhas. Músicas mais atuais, como o sertanejo universitário, também podem fazer parte da lista, mas lembre-se: elas tem que animar a festa.

 

Dança-quadrilha-festa-junina

As brincadeiras também vão depender do espaço disponível. As mais famosas são a pesca, que pode ser improvisada numa bacia com peixes feitos de papel, bola na lata, e acertar garrafas com argolas. Sem esquecer do famoso correio elegante e da tão esperada quadrilha.

Anotou todas as dicas? Então bom arraiá!

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *