Como fazer Brigadeiro – As Mais Variadas Receitas

Como fazer Brigadeiro – Talvez, se há alguma coisa que pode se aproximar da unanimidade é o brigadeiro. E, nesse caso, a unanimidade não é burra, afinal, o brigadeiro é um dos doces mais maravilhosos do mundo e não há quem não resista ao sabor irresistível dessa criação da culinária brasileira – sim, o brigadeiro é um doce que foi feito, pela primeira vez, no Brasil na década de 1950 e ainda hoje está muito ligado a cultura do povo brasileiro.

Receita de Brigadeiro Tradicional

Essa receita de brigadeiro é a mais comum feita pelas pessoas. Alguns substituem ingredientes como por exemplo a manteiga pela margarina, mas o ideal é que seja feito da forma como está explicado ai em baixo mesmo:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de achocolatado em pó (Nescau, Toddy, Chocolate do padre ou a sua marca favorita);
  • 1 lata de leite condensado (eu não resisto ao Leite Moça…);
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • Chocolate granulado;

Modo de Preparo:

  1. Coloque na panela todos os ingredientes – leite condensado, chocolate em pó e manteiga.
  2. No fogo baixo, você mexerá até que o brigadeiro comece a descolar da panela e você conseguir ver o fundo dela. Desligue o fogo. Separe um prato untado com manteiga e despeje o brigadeiro no recipiente.
  3. Deixe o brigadeiro esfriar pelo tempo necessário. Após frio, faça as bolinhas (sugiro que você unte as mãos com manteiga, assim o doce não gruda nas mãos) e passe-a no granulado.

TEMPO DE PREPARO: 10 minutos

brigadeiro tradicional

Essa receita por render aproximadamente 36 deliciosos brigadeiros. Tenho certeza que eles serão, prontamente, devorados!

Viu como é fácil fazer brigadeiro? Agora, anote todos os dados da receita e corra para prepará-los.

O que mais você precisa saber sobre Brigadeiros


O brigadeiro é muito comum em festas infantis, porém, encontramos também em festas de adultos, em coquetéis e eventos, nas confeitarias e padarias, casamentos e até mesmo na cozinha da nossa casa. Quem nunca sentiu vontade de fazer brigadeiro para se lambuzar na frente da TV? Eu devo confessar que, sempre que dá, vou correndo na cozinha para fazer brigadeiro…afinal, ele é fácil, rápido e não exige muitos ingredientes!

Mas é comum que algumas pessoas não saibam como fazer brigadeiro. Pensando em quem não sabe como preparar essa maravilha dos deuses, separamos abaixo uma simples receita para que você possa fazer um brigadeiro de forma rápida e com o sabor irresistível de chocolate

Para quem já sabe fazer o tradicional, aqui tem algumas dicas que vão além da conhecida receita de brigadeiro. Aqui tem um compilado das receitas de brigadeiros mais populares e outras mais sofisticadas para que você possa saber prepará-lo de forma simples de acordo com toda e qualquer ocasião!

Brigadeiro na panela

Brigadeiro para festa de criança

brigadeiro-copinhoPara servir o brigadeiro em festas de criança prepare como foi ensinado logo acima e coloque as bolinhas em formas de papeis que combinem com a decoração da festa. Somente isso já serve para tornar o docinho ainda mais atrativo!

Outra opção pode ser a de brigadeiro de panela, um brigadeiro mais mole. Este pode ser colocado em pequenos copinhos bem enfeitados e podem ser comidos com uma colherzinha. Ficam super fofos. Confira a receita:

Como fazer brigadeiro de panela ou brigadeiro de colher

Para fazer o brigadeiro de panela o que diferencia é o tempo de preparo e cozimento, porque os ingredientes continuam os mesmos. Confira o passo a passo dessa receita:

  1. Misture o leite condensado aos poucos com o chocolate em pó;
  2. Acrescente a manteiga já derretida e misture bem. Se quiser pode adicionar uma lata de creme de leite, isso vai dar deixar o brigadeiro mais gostoso e molinho;
  3. Depois de bem misturado coloque no fogo baixo e mecha sem parar e sem raspar a colher no fundo da panela;
  4. Assim que ferver e você perceber que o brigadeiro já deu uma endurecida tire do fogo e espere esfriar;
  5. Coloque num refratário ou em potinhos da forma como preferir e está pronto. O que sobrar na panela você pode comer ainda quente com uma colher, é delicioso!

brigadeiro

Como fazer brigadeiro de microondas

brigadeiro microondas
Para quem quer ainda mais praticidade e agilidade na hora de preparar esse doce, é possível fazê-lo usando o microondas. Os ingredientes continuam o mesmos. Confira aqui os passos para fazer um brigadeiro no micro-ondas:

TEMPO DE PREPARO: 10 minutos

  1. Pegue recipiente refratário grande (de preferência alto, pois o leite condensado ao ferver  irá subir e você não quer lambuzar todo o micro-ondas). Despeje na tigela todos os ingredientes e misture bem com uma colher;
  2. Leve o refratário ao microondas e deixe por dois minutos em potencia alta;
  3. Retire com cuidado e misture bem;
  4. Retorne o refratário ao microondas e deixe mais um minuto no microondas;
  5. Volte a mexer;
  6. Retorne novamente ao microondas e deixe a mistura por mais dois minutos;
  7. Retire do microondas e mexa bem. No total são cinco minutos que o brigadeiro fica dentro do microondas;
  8. A principio o brigadeiro ficará com cara de quem talhou ou ferveu demais, é normal. Basta mexer bastante para que ela volte a aparência normal. Se preferir massa mais grossa basta voltar ao microondas por mais alguns minutos.

Como fazer brigadeiro ou docinho de leite ninho

Essa receita é uma das preferidas da criançada e é super fácil e simples de fazer. Confira:

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 4 colheres de sopa de leite ninho;
  • 1 colher de sopa de manteiga sem sal;
  • 200 g de açúcar cristal ou refinado para decorar ou 200g de raspas de chocolate branco.

Como fazer:

  1. Misture todos os ingredientes (com exceção do açúcar/raspas) numa panela e mecha bem. Lembre-se de adicionar o leite ninho aos poucos para não embolotar;
  2. Cozinhe em fogo médio ou baixo mexendo sempre. Quando a massa ferver e subir continue mexendo freneticamente até ver o fundo da panela;
  3. Tire do fogo e coloque em um refratário;
  4. Deixe na geladeira coberto por um plástico filme até esfriar bem;
  5. Unte as mãos com manteiga sem sal ou óleo vegetal e enrole o brigadeiro em pequenas bolinhas e enrole-os nas raspas de chocolate branco ou ainda no açúcar refinado.

leite ninho

Como fazer brigadeiro branco

brigadeiro-branco O brigadeiro branco também é muito bem vindo em festas de aniversário ou ainda em casamentos. O que muda  é que pelo uso do chocolate branco acaba sendo um pouquinho mais caro. Confira a receita:

Ingredientes

  • 1 lata de leite moça;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 xícara de chá de chocolate branco granulado.

Modo e Preparo

  1. Derreta o chocolate em banho maria;
  2. Misture os outros ingredientes e misture em fogo baixo até ferver e aparecer o fundo da panela;
  3. Retire do fogo, espere esfriar e faça rolinhos. Algumas dicas interessantes dos chefes de cozinha podem te ajudar a deixar o brigadeiro ainda mais gostoso e de acordo com a sua vontade.A primeira delas e que serve para qualquer uma das receitas de brigadeiro é substituir o chocolate em pó pelo seu chocolate preferido;
  4. Para preparar o brigadeiro com o chocolate é preciso antes do passo 1 derreter 500g de seu chocolate numa panela em banho maria. Feito isso, jogue a água da panela fora e de continuidade a receita (misture o leite condensado, a manteiga, mecha etc). Essa técnica aumenta o tempo de preparo em apenas cinco minutos.

Brigadeiros Gourmet (brigadeiros para casamentos)

brigadeiro-gourmet

Os brigadeiros gourmet tornaram-se tão populares que passou a ter até estabelecimento especializado apenas em brigadeiros. Existem inúmeras receitas de brigadeiros gourmet e o que conta em cada uma delas é a criatividade e inovação nos ingredientes!

Os brigadeiros gourmet são mais sofisticados e por isso são perfeitos para ocasiões mais chiques como casamentos, coquetéis, festas de 15 anos ou de formatura. Em todas estes tipos de ocasiões mais formais o brigadeiro encanta com a sua simplicidade e ao mesmo tempo elegância.

Confira aqui algumas receitas de brigadeiro gourmet deliciosas:

O segredo dessa receita aqui é ao enrolar os brigadeiros. Se você por exemplo os enrolar em chocolate em pó bem fino meio amargo parecerá uma trufa:

Ainda tem os brigadeiros gourmet recheados:

Confira esse brigadeiro de churros, parece uma maravilha:

Confira algumas outras dicas que você pode fazer para requintar o seu brigadeiro:

  • Misturar frutas, frutas secas, nozes ou castanhas raladas;
  • Adicionar paçoca na maça;
  • Colocar algumas gotas de aromas ou fava de baunilha;
  • Adicionar ao brigadeiro tradicional 50ml de suco de limão e enrolar nas raspas de  chocolate branco;
  • adicionar a receita tradicional uma colher de sopa de café solúvel;
  • Colocar raspas de gengibre e enrolar na canela com açúcar;
  • Adicionar a receita tradicional 250 a 300 ml de suco de laranja ou maracujá;
  • Use a sua imaginação e crie a sua própria receita de acordo com os ingredientes de preferência!

Viu só como é fácil preparar o brigadeiro? Agora que você já sabe encante a si mesmo e a todos os seus conhecidos com essas receitas de babar.

VOCÊ SABIA?

eduardoA origem do brigadeiro é um pouco incerta, mas acredita-se que ele tenha surgido por conta de uma campanha eleitoral em que o militar brigadeiro Eduardo Gomes concorria a presidência da republica na década de 1950.

Entusiastas das ideias do militar senhoras criaram o doce que originalmente ia leite, ovos , chocolate, manteiga e açúcar para oferecer nas reuniões e aos vizinhos. O nome que foi homenagem ao candidato permaneceu e o doce literalmente caiu na boca do povo.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *