Como fazer boneca de pano

As bonecas de pano já fizeram a alegria de muitas meninas por aí. O brinquedo, além de divertir, também é um ótimo mimo para decorar o quarto das crianças. As bonecas são confeccionadas artesanalmente e é a fonte de renda de muitas famílias no Brasil. Quer saber como fazer boneca de pano para suas crianças ou ainda para vender? Confira:

Modelos de bonecas de pano

São muitos os modelos de bonecas de pano disponíveis, mas você pode usar a criatividade e fazer a boneca como você quiser ou ainda como o seu cliente pedir.

Existem moldes do corpo prontos. Você pode imprimir e usar como base para fazer a sua boneca de pano.Use sua criatividade para fazer os vestido e penteados diferentes, é esse diferencial que tornará o brinquedo interessante. Com um pouquinho de prática, você logo estará fazendo os próprios moldes.

molde-boneca

Boneca de pano passo a passo

Com o modelo de sua boneca de pano escolhido é hora de começar a produção.  anVocê vai precisar de:

  • Molde do corpo em sulfite;
  • Tecido liso para a pele;
  • Tecidos estampados para o vestido;
  • Lápis;
  • Tesoura;
  • Alfinetes;
  • Agulha e linha (branca);
  • Lã de ocre para os cabelos;
  • Um pedaço de papelão;
  • Pistola de cola quente;
  • Caneca ou tina para tecido;
  • Algodão;

Faça o corpo

O primeiro passo para fazer a boneca de pano é o corpo. Use o modelo para isso. Vale lembrar que o molde pode ser feito por você ou retirado da internet. Ele deverá ser de todas as partes do corpo da boneca.

Coloque a forma de cada parte do corpo sobre o tecido que você escolheu para fazer a pele de sua boneca. Com o lápis, risque o contorno das partes do tecido. Com tudo desenhado, recorte o pano e costure-o pelas laterais, lembre-se de deixar  espaço aberto para colocar os algodões ou feltro para enchimento. No tronco, mantenha uma área livre para colocar os membros inferiores e superiores.

boneca-de-pano-tutorial

O próximo passo é colocar o algodão em sua boneca ou feltro de enchimento. Também é possível colocar retalhos. Com as pernas e braços prontos, basta costurá-los no tronco, também preenchido. Feito isso, o tronco de sua boneca de pano está pronto.

As dicas deste vídeo aula te ajudarão a visualizar todo o processo:

Cabelo da boneca de pano

Para o cabelo de sua boneca de pano será necessário lã e papelão. O comprimento do cabelo fica a seu critério, mas quando maior o papelão, maior o cabelo será.

boneca-de-pano-braço

Enrole a lã no papelão por cerca de 30 a 60 voltas completas. Quanto mais voltas, mais cheio o cabelo irá ficar. O número de voltas também pode ser maior ou menor dependendo do tamanho do papelão usado.

Após enrolar a lã no papelão, amarre as pontas da lã e o centro das linhas enroladas. Em seguida, corte as linhas exatamente no meio e sem seguida tire as linhas do papelão. Feito isso, com a ajuda da cola quente, cole os cabelos na cabeça de sua boneca de pano.

Confira este tutorial que explica como fazer um cabelo volumoso para a boneca de pano:

Vestido e rosto

Com o tecido de sua escolha, recorte o modelo do vestido escolhido e costure-o no tronco. Não esqueça também de fazer o sapatinho para sua boneca. Para isso molde e corte o tecido, costurando ou colando nos pés de sua boneca. Com a caneta ou tinta para tecido, faça os olhos e a boca de sua boneca de pano ou simplesmente não desenhe uma expressão.