Artesanato com EVA – Dicas de Como Trabalhar Com o Material

Material facilmente encontrado em papelarias e de baixo valor, o E.V.A– Etil Vinil Acetato – é uma borracha flexível e maleável, porém resistente. Ela é de grande versatilidade, apresentando diferentes cores, espessuras e densidades, sendo, por isso, bastante usada para trabalhos de artesanato no estilo “faça você mesmo”.

A dica para criar os artesanatos com EVA é entender que cada placa do material é designada para um uso específico. As que possuem uma espessura mais grossa são ideais para a confecção de decorações maiores como guirlandas ou plaquinhas, enquanto que as mais finas são mais indicadas para artesanatos mais delicados, como a criação dos rostos, braços e pernas de pequenas bonecas, flores, corações e pequenos detalhes ou revestimento de bolinhas de isopor.

Materiais necessários

Material-EVA

Para trabalhar com o EVA será necessário basicamente tesouras, estiletes e colas. Para cortar a borracha, a dica é usar um estilete e uma régua ou um molde como guia para pedaços maiores, enquanto que, para pequenos pedaços e/ou com curvas, o uso de uma tesoura é o mais indicado. Uma sugestão é usar, por baixo do EVA, durante o corte com estilete, uma placa de material duro e resistente, para não estragar a mesa. Em casos de recortes um pouco irregulares com alguma imperfeição, é possível utilizar um pequeno pedaço de lixa de forma cuidadosa para consertar.

Para a colagem são usados dois tipos de cola: a instantânea e a quente. A primeira deixa o artesanato com um acabamento perfeito, sem nenhum volume aparente e é indicado apenas para o EVA. Já a cola quente é ideal para fixar materiais como tecidos, botões ou isopor no EVA, mas requer um cuidado maior durante o uso: ela solta fios e pode facilmente queimar as mãos. Para evitar os fios, a dica é pressionar, ou melhor, “limpar” a ponta da pistola no EVA, antes de retirá-la.

 

Materiais-básicos-para-artesanato

Já para complementar as criações será preciso investir em canetinha preta básica de tinta permanente e com ponta fina, que será usada para criar olhos e pequenos contornos; tintas acrílicas foscas, para sombrear e criar contrastes com a cor do EVA; pincéis chanfrado, para criar as sombras, linear, para detalhes mais finos, e um pinta bolinhas; um paninho macio; um copo para água; e um azulejo bem liso ou uma pequena bandeja de isopor, para retirar o excesso de tinta dos pincéis.

A criatividade é o limite

Com o EVA é possível criar uma variedade enorme de enfeites, sendo que os mais comuns são gravuras para decorar capas de livros e cadernos, quadros para decoração de ambientes, lembranças para datas especiais (dia das mães, dos pais, das crianças, Páscoa, Natal), personagens para decoração de festas infantis e criação de cenários, entre outras. Além disso, também é possível combinar as peças com outros materiais, como tecidos, fitas, botões, fuxico patchwork, MDF, entre outros.

 

Artesanato-de-EVA-1

Artesanato-de-EVA

 

 

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *